Sobre passarinhos e minha prima Anja

, by Viiii

  Há alguns meses atrás um casal de passarinhos construiu um ninho num dos pilares da área daqui de casa. Construíram o ninho, depois a 'passarinha' colocou os ovos... Ela e o 'marido' eram muito cuidadosos com seu tesouro. O passarinho as vezes tomava o lugar da 'passarinha' para ela poder sair e se alimentar e vice-versa. Dias depois os ovos chocaram e nasceram três coisinhas, rs. As coisinhas mais frágeis que eu já vi. Porém, apesar de toda a graça e fragilidade daqueles três filhotinhos, era fantástico presenciar assim, de camarote o milagre da vida acontecendo na área do fundo da minha casa!

No entanto, passado mais algumas semanas - os passarinhos já estavam começando a criar penas -, um gavião ou coisa assim (não recordo o nome agora) - começou a rondar a vizinhança. Nossa vizinha até alertou que o bicho tinha atacado alguns animaizinhos na redondeza.. E então, o pior aconteceu: num dia que papai e mamãe pássaro estavam longe do ninho, dos filhotinhos que ali estavam só restou algumas peninhas pelo chão.

Foi um golpe duro para todos. Tanto o casal pássaro quanto para o pessoal daqui de casa, que já fazia gosto de ter tão especiais inquilinos. O mais duro foi ver dia após dia o papai e mamãe pássaro voltarem ao ninho à procura dos seus, e ainda ouvir os seus cantos de lamento... Naqueles dias percebemos que os bichos também sentem falta dos seus entes queridos, que eles também criam vínculos assim como nós. E que eles também ficam sem entender o porquê de determinadas perdas ao longo da estrada.

Hoje pela manhã, vi que meus antigos inquilinos estão reformando o ninho! Acho que vem bebê por aí de novo!! Eu fiquei tão feliz com isso, é tão bom ver que aos poucos as coisas começam a voltar para o seu lugar e que é possível sim reconstruir coisas que em determinados momentos parecem irreparáveis....

Eu não pude deixar de fazer uma comparação com o que aconteceu em minha família de uma semana pra cá. Nós perdemos um ente muito querido, uma prima muito iluminada, uma pessoa - a nosso ver - que possuia uma vida inteira pela frente. Uma filha exemplar, uma esposa e mãe dedicada. Mãe essa, que estava a todo vapor correndo atrás dos preparativos para a festa de 15 anos de sua primogênita, a Pâmella Fuentes que aniversariou neste dia 18 de dezembro.

Foi um baque tremendo para toda a família. Assim como meus inquilinos passarinhos, nós choramos, lamentamos e questionamos o porquê da partida precoce. Não adianta, por mais que saibamos que ela agora está nos braços do Pai, que como o padre disse, ganhamos uma alma para Cristo, não tem como não lamentarmos a ausência carnal que se faz de agora em diante... Mas Deus é generoso e embora não nos caiba saber o motivo disso ter acontecido, Ele sempre nos dá a possibilidade e a força necessária para recomeçar; para reconstruirmos o nosso ninho como os passarinhos estão fazendo ali fora.

Essa noite houve a Missa em Ação de Graças aos 15 anos de vida da minha amada prima e depois disso um delicioso jantar em família, apesaaaar do ocorrido. Foi muito bom, muito bonito e agradável. Nós sabemos como isso era importante para a Djane. Para ela e para a família também. E ela estava lá, e ela está aqui ainda, no coração de cada um de nós, na lembrança de cada um que teve a oportunidade de conhecê-la. E eu acredito que o pensar assim, é um importante gravetinho, peça fundamental para o ninho que nossa família passa, de agora em diante, a reconstruir....
 
Texto publicado no Facebook em dezembro de 2012
 
 

0 comentários:

Postar um comentário